E-Book Free

Design em Pesquisa - Volume 1

442 páginas

3 Seções

Gratuito

Diversos colaboradores

O que vou aprender?

  • Artigos sobre Gestão, Método, Tecnologia, Cultura e Educação em Design.

Diferenciais

  • Material de alta qualidade, desenvolvido por 21 Mestres e/ou Doutores em Design da UFRGS.

Resumo do Livro

Organizado pelos professores Júlio van der Linden e Maurício Bernardes, o livro resultado da reunião de 21 capítulos desenvolvidos por 32 autores que participam direta ou indiretamente do Programa de Pós-Graduação em Design da Federal do Rio Grande do Sul. Dentre os capítulo, um deles é o da Dr.ª Bruna Ruschel.

 

A obra está dividida em três seções. A primeira trata de pesquisas relacionadas ao tema gestão de design. A segunda seção do livro foi orientada para pesquisas relacionadas a métodos ou metodologias de design. Por fim, a seção 3 deste livro congrega artigos relacionados com tecnologia, cultura e educação.

des
Capítulos

Capítulo 1 | Gestão do design na prática: framework para implementação
em empresas

Capítulo 2 | Wicked problems in management: aliando o design à
gestão empresarial na busca por melhores soluções de problemas

Capítulo 3 | A importância da gestão do design para uma agroindústria
gaúcha

Capítulo 4 | As dinâmicas do mercado da moda e a inserção do design
nas empresas: uma fertilização cruzada?

Capítulo 5 | A percepção sobre o papel do design na construção de
micromarcas de moda

Capítulo 6 | O que é o benchmarking?

Capítulo 7 | Convergência entre teoria e prática na implementação de
métodos de design na indústria

Capítulo 8 | Design estratégico: uma contribuição metodológica aplicada
ao design de moda

Capítulo 9 | Análise da correlação entre a criatividade em atributos
de forma e função com o sucesso de produtos de bens de consumo

Capítulo 10 | Toolkits orientados ao design social 

Capítulo 11 | Como fazer genius? Uma análise da ludo motivação em
tutoriais makers

Capítulo 12 | Proposta de diretrizes no modelo de processo de desenvolvimento
de produto (pdp) para a moda ética

Capítulo 13 | Elicitação dos requisitos de projeto em design de comunicação
visual

Capítulo 14 | O processo de ludificação: como transformar métodos
de design em jogo de tabuleiro?

Capítulo 15 | SIB – Sistema de informação de Benchmarking 

Capítulo 16 | Fabricação digital de conectores: uma forma de inovação
em design mobiliário

Capítulo 17 | Percepções sobre identidades visuais cambiantes 
Capítulo 18 | O museu e o objeto museológico após as novas tecnologias:
um estudo sob a perspectiva da nova museologia e da cibercultura

Capítulo 19 | Considerações sobre o ensino de desenho técnico 

Capítulo 20 | Letra escolar brasileira: história e formação 393
Capítulo 21 | Análise do processo de desenvolvimento de gráficos instrucionais
para material didático

Baixe aqui o e-book

Organizador

Dr.º Maurício Bernardes

Organizador

Dr.º Júlio van der Linden

Colaboradora

Dr.ª Bruna Ruschel